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A permissão para que alunos de centros de formação de condutores (CFCs) dirijam em rodovias está causando polêmica entre os proprietários de auto-escolas e candidatos à carteira de habilitação. Na segunda-feira, deputados aprovaram o projeto de lei proposto pelo deputado Professor Luizão (PT). Ontem, a segunda votação foi adiada por falta de quórum. O documento prevê o mínimo de três horas das aulas práticas em rodovias. Atualmente, é preciso cumprir 15 horas de aula prática, no perímetro urbano.

Entre os donos de auto-escolas de Curitiba, a proposta foi vista como um risco tanto para a vida do aluno, quanto para a do instrutor. Para Augusto Pilinski, da CFC Preferencial, a discussão vai além do ensino prático. É preciso que se faça, também, a avaliação por parte do Detran na rodovia. "O legislador está desconectado com a realidade do aprendizado", diz. A proprietária do CFC Bella, Karla Coelho Martins, acredita que é preciso uma discussão ampla sobre o tema, ouvindo especialistas e a opinião pública. Para ela, o ideal seria que o aluno fosse avaliado após o término das aulas práticas. Se estivesse apto, enfrentaria a estrada junto com o instrutor. "Um erro na rodovia pode ser fatal. Ela não permite deslizes. E a maioria dos acidentes não ocorre por falta de experiência."

Para a aluna de auto-escola Elaine Cristina Chaves, 24 anos, a velocidade que deverá ser usada é importante e decisiva. "Pode trazer pânico ao aluno ter que dirigir a 80 km/h se ele não está acostumado." Já o estudante Welington Cristiano dos Santos, 21 anos, concorda com o projeto. "Vou ficar menos assustado quando tiver que viajar."

O presidente do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores Justino Rodrigues da Fonseca entende a medida como válida. "A prática vai trazer um benefício ao candidato, que vai aprender como se portar em estradas." O especialista em trânsito e advogado Marcelo Araújo também é a favor. Para ele, é preciso que o aluno tenha treinamento em condições imprevisíveis (como água na pista, óleo, noite). Só assim, estará mais preparado. "O grande problema, porém, é mensurar o quanto o candidato vai estar preparado", admite.

Contramão

No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça aprovou ontem projeto na direção contrária: uma espécie de "quarentena" para os motoristas novatos. De acordo com o projeto do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), os motoristas com menos de um ano de habilitação ficariam proibidos de dirigir em rodovias. O texto não precisa ser votado no plenário do Senado, a não ser que pelo menos nove senadores recorram da decisão.

O relator do projeto, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), divulgou estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito que associam acidentes nas estradas com os permissionados – motoristas com menos de um ano de habilitação. Segundo ele, os dados mostram que o percentual de permissionados envolvidos em acidentes com vítimas nas rodovias federais é bem maior que os habilitados, chegando a uma proporção de cinco para um.

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Interatividade

Aulas nas estradas são necessárias? Permissionários devem dirigir nas rodovias?

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