• Carregando...

O retorno dos veranistas das praias paranaenses fez aumentar em Curitiba a procura por atendimento médico de pa­­cientes com diarreia e vômito. O número de pacientes com esses sintomas havia aumentado 15% em Matinhos nos primeiros dez dias do ano; e, agora, isso também se verifica na capital.

De acordo com a secretaria municipal de Saúde de Curitiba, cresceu 51% o número de pessoas que procuraram as unidades de saúde com esses sintomas de 3 a 23 de janeiro em comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, foram registrados 4.650 casos e, no ano passado, foram 3.080. A secretaria não soube informar quantos desses pacientes estavam no litoral, mas confirma que eram a maioria.

Ainda não se sabe o que tem causado o aumento dos casos de diarreia e vômito, mas uma das possibilidades é de que a água contaminada do mar possa ser a responsável. Essa é a hipótese levantada pelo infectologista Alceu Fontana Pacheco Júnior – médico-chefe do Serviço de Epidemiologia do Hospital Evan­gélico e presidente da Sociedade Paranaense de Infectologia. O médico afirma que bactérias e vírus presentes na água – como a Escherichia coli (E.coli) ou até mesmo o Norovírus, que tem causado surtos no litoral paulista –, podem causar esse tipo de sintoma.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]