• Carregando...
 | Marcos Labanca / Gazeta do Povo
| Foto: Marcos Labanca / Gazeta do Povo
  • Princípio de incêndio ocorreu na turbina esquerda da aeronave

Um avião da companhia aérea Trip teve de fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, no fim da noite de domingo (10), depois que um princípio de incêndio atingiu a hélice esquerda da aeronave. O avião partiu do Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região de Curitiba, às 21h40 e as chamas teriam começado por volta das 23 horas, quando a aeronave sobrevoava a cidade de Cascavel, também no Oeste. Apesar do susto, não houve registro de feridos.

O avião fazia o voo 5453, entre Curitiba e Campo Grande (MS), e faria escalas nos aeroportos de Cascavel e de Dourados (MS). Segundo o administrador Gleison Duarte Guimarães, que viajava na aeronave, os próprios passageiros perceberam o princípio de incêndio. "Eu estava na poltrona 17D, que fica no corredor da fila da esquerda, e de lá dava para ver o fogo pela janela", lembra. Segundo ele, uma aeromoça foi avisada e fez contato com o piloto, que imediatamente desligou um dos motores do avião.

"Como o aeroporto de Cascavel estava fechado para pousos, por causa da nebulosidade, o piloto informou que faria o pouso em Foz do Iguaçu", conta Guimarães. Ele lembra que os passageiros ficaram bastante nervosos, mas que o piloto da aeronave procurou tranquiliza-los. "Ainda durante o voo em direção a Foz, ele avisou que a situação estava sob controle e que o fogo já tinha se apagado. Os procedimentos adotados foram os padrões: pediram apenas que colocássemos os cintos de segurança na hora da descida", relata.

Um passageiro de cerca de 25 anos chegou passar mal por causa do nervosismo, segundo o administrador. "Mas, apesar do susto, não houve nenhum tipo de tumulto, correria ou confusão na aeronave", diz.

A aeronave, modelo ATR 72-500, tem capacidade para 68 passageiros e um tanque de 2,2 mil litros de combustível. Informado pela torre de controle, o Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu deslocou um caminhão de combate a incêndio e uma ambulância para a pista de pouso do aeroporto. Segundo o Corpo de Bombeiros, entretanto, quando o avião pousou, por volta das 23h30, o fogo já estava extinto, e ninguém estava ferido.

Procurada pela Gazeta do Povo, a supervisão do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu confirmou que houve um pouso de emergência no terminal durante a noite, mas disse que mais detalhes sobre o ocorrido poderiam ser obtidos somente com a companhia aérea Trip. A assessoria de imprensa da empresa, em nota, não confirma que houve incêndio, mas diz que a pane no motor ocorreu quando o comandante arremeteu a aeronave.

De acordo com Guimarães, a Trip disponibilizou um ônibus de turismo para transportar os passageiros de volta para Cascavel. Já os que iriam para Dourados e Campo Grande aguardaram ainda em Foz do Iguaçu a chegada de outro avião que os levou para as cidades de destino.

Leia, na íntegra, a nota divulgada pela Trip:

A TRIP Linhas Aéreas informa que a aeronave ATR-72, prefixo PP-PTO, que fazia o voo 5453, partindo de Curitiba com destino a Cascavel, neste domingo (10/01), precisou alternar o pouso para o aeroporto de Foz do Iguaçu em função das más condições meteorológicas. O comandante foi obrigado a arremeter a aeronave, e esse procedimento ocasionou uma pane no motor. Apesar da manobra de emergência, o ATR-72, ano 2009, aterrissou em condições de segurança na cidade de Foz do Iguaçu, preservando a integridade física dos 50 passageiros a bordo, que não necessitaram de atendimento médico.

A TRIP Linhas Aéreas lamenta o ocorrido e informa que os passageiros foram prontamente realocados em outros voos para seus destinos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]