Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Paranaguá

Baía vira palco de “guerra” até o dia 21

Duas fragatas da Marinha brasileira estão ancoradas no Porto de Paranaguá, no litoral do estado, para participar da Operação Charrua. A ação militar, que começará na segunda-feira e vai até o dia 21, será realizada nos territórios e oceanos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

As fragatas Greenhalgh e Bosisio, que chegaram ontem ao porto, estão equipadas com mísseis anti-navio Exocet, mísseis antiaéreos e lançadores para torpedo. Cada uma das embarcações tem capacidade para 273 homens. Os navios estão abertos à visitação pública até amanhã.

Segundo o Comando Militar do Sul, a operação vai reunir mais de 10 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. Os objetivos da manobra são intensificar a presença das Forças Armadas na área e capacitar soldados e oficiais no planejamento e execução de operações combinadas.

A Marinha vai utilizar quatro mil militares, 15 navios, um submarino e 13 helicópteros; o Exército participará com 4 mil militares, três divisões, 13 brigadas e 80 unidades motorizadas; e a Aeronáutica estima empregar 1,9 mil homens, 58 aeronaves e 19 unidades aéreas. Os movimentos serão feitos conforme uma batalha real, exceto em situações de disparos, quando serão utilizadas balas de festim.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.