• Carregando...

O balanço do Enem, divulgado na noite de domingo (25) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, mostrou que a abstenção ficou em 25,5% nos dois dias de prova – menor porcentual desde 2009, quando o exame passou a ter caráter de seleção. O ministro citou ainda que 813.315 participantes que confirmaram a inscrição no Enem não chegaram a acessar o cartão com o local de provas – o que representa 10,7% do total de 7.746.436 candidatos.

Os dados revelam ainda que 740 candidatos foram eliminados por uso de materiais proibidos no edital do exame – com 347 ocorrências no domingo e 330 no sábado (24). Foram 677 candidatos excluídos por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metais.

Caixa Zero: Enem mostra que ódio ao feminismo é ódio à liberdade das mulheres

Leia a matéria completa

Houve ainda três casos de postagens nas redes sociais nos locais de prova. Segundo Mercadante, esse não é um balanço final, já que as publicações continuarão a ser verificadas por equipes do MEC, assim como seguem as investigações da Polícia Federal sobre possíveis fraudes.

“No histórico de eliminação, também tivemos um bom progresso”, citou Mercadante, fazendo uma comparação de número de excluídos em 2015 em relação a anos anteriores. “Houve uma redução, o que mostra que uma cultura de respeito às regras. As providências, as precauções de segurança que nós estamos tomando (...) estão surtindo efeito”, ressaltou.

Outras ocorrências

Mercadante citou ainda outras ocorrências no segundo dia do Enem , como quatro emergências médicas – uma delas uma gestante em trabalho de parto –, e interrupção temporária de energia em quatro locais de prova. No sábado, foram registradas cinco ocorrências médicas e 19 quedas de energia.

Três estudantes de Santa Luzia, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), poderão refazer a prova porque a coordenadora de sala encerrou o tempo do exame meia hora antes do final previsto.

Em uma escola da cidade de Marituba (PA), todos os 661 participantes do Enem terão autorização para refazer o exame, já que foi registrada queda de energia permanente no local. No sábado, as provas já tinham sido canceladas em Taió e em Rio do Sul, ambas cidades de Santa Catarina, por causa das chuvas.

No total, como informou o ministro, 5.203 participantes estão autorizados a refazer o Enem nos dias 1 e 2 de dezembro. “A prova terá o mesmo padrão desta”, explicou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]