Pesquisadores estão surpresos com a freqüência de aparições de baleias no litoral de Sergipe. Segundo os especialistas, as plataformas de petróleo não estão afastando as jubartes. A dez quilômetros da costa, já acontecem as primeiras aparições.

CARREGANDO :)

- A gente está captando esses sons produzidos pelas plataformas para saber se elas acabam influenciando, de alguma maneira, a ocorrência dos animais ao redor delas - afirma o biólogo Marcos Rossi.

Nos meses de julho a novembro, as águas quentes e pouco profundas da costa brasileira viram o refúgio ideal para as jubartes. De seis a dez mil baleias freqüentam a região durante o período reprodutivo. Os pesquisadores, no entanto, estão constatando que as áreas de ocorrência são bem maiores do que se imaginava. De acordo com o biólogo Clarêncio Baracho, o fim da caça comercial contribui para a maior freqüência de baleias no litoral brasileiro.

Publicidade

- Com o fim da caça comercial, a população está se recuperando e, conseqüentemente, as baleias estão reocupando antigas áreas - explica o pesquisador.

Veja também
  • Em SP, 436 espécies de animais correm risco de desaparecer
  • Brasileiros levam IgNobel por estudo sobre tatu e arqueologia