• Carregando...
 | Gerson Klaina/Tribuna do Paraná
| Foto: Gerson Klaina/Tribuna do Paraná

O Zoológico de Curitiba ganhou mais um morador especial: um filhote de cervo. Nasceu na véspera do Natal e ainda não teve o sexo definido. Se juntou uma nova família de patos selvagens e de cisnes. Com eles,o médico veterinário Marcelo Bonato calcula que existem mais de 1,5 mil animais vivendo atualmente no Zoo da capital. Alguns deles, como os flamingos, ganharam casa nova na última quinta-feira (29).

“Removemos uma família de cinco indivíduos do Passeio Público e trouxemos para cá”, conta Bonato. De acordo com ele, os animais estavam em local aberto e desprotegidos. “Aqui eles terão mais espaço e tranquilidade para a reprodução”.

Zoo de Itaipu tem nascimento raro de onça-pintada em cativeiro

Leia a matéria completa

Extinção

Entre os animais do Zoo, muitos são de espécie em extinção. Entre elas o tamanduá bandeira, macaco muriqui (ou monocarvoeiro), e o ganso havaiano, este último praticamente extinto. O zootecnista Carlos Frederico Grubhofer lembra que a função do zoológico, além de educar, também é preservar.

“Basta lembrar a história dos ursos pandas. Eles não acabaram graças ao trabalho dos zoológicos”, disse. Por falar em educação, muitos visitantes acabam se comportando indevidamente, apesar dos avisos espalhados por todo o espaço. “Eles fazem barulho para chamar a atenção, jogam garrafas e canudinhos, cospem nos animais”, lamentou. “Mas a grande maioria, ainda bem, é educada”, agradeceu.

Zoo pode ser uma boa opção para as férias

Para as crianças, visitar o zoo é uma oportunidade única. A pequena Yasmin Pietra Godoy, de 4 anos, estava encantada com o casal de tigres. ‘Parecem a minha gata Emili, só que maior’, observou.

O casal de tigres foi transferido de um criadouro clandestino em Maringá para Curitiba e viraram uma das principais atrações do zoológico. Aqui, ganharam um espaço com cerca de 300 m², com piscina e muito verde.

O Zoológico de Curitiba, no Parque Municipal do Iguaçu, ocupa uma área de 589 mil metros quadrados. Está entre os cinco zoológicos mais conceituados do Brasil. Recebe cerca de 720 mil visitantes por ano e está aberto ao público de terça a sexta das 9 às 17 horas e sábados, domingo e feriados das 10h às 16 horas. Foi inaugurado em 1976.

Juntos, o Passeio Público e o Zoológico têm aproximadamente 2.315 espécies de animais, representados por diversos grupos de aves e mamíferos exóticos e nativos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]