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Sting: sem dom para as rimas | Arquivo Gazeta do Povo
Sting: sem dom para as rimas| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

Cinco novas emendas ao Plano Plurianual (PPA) abrangendo o metrô de Curitiba e a infra-estrutura de Londrina, Cascavel, de municípios da Região Noroeste e do Porto de Paranaguá vão ser apresentadas pela bancada paranaense no Congresso Nacional. As propostas somam R$ 1,15 bilhão. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (25) no jornal Gazeta do Povo, em reportagem do correspondente em Brasília, André Gonçalves.

O PPA define as prioridades para investimentos do governo federal até 2011. No programa original apresentado pelo Poder Executivo havia apenas um projeto para o estado – a construção da BR-153, entre Ventania e Alto do Amparo - obra avaliada em R$ 112 milhões.

As emendas definidas na quarta-feira (24) serão acatadas pelo relator do PPA no Congresso, deputado Cláudio Vignati (PT-SC). Elas ainda dependem, entretanto, de sanção do presidente Lula. Mesmo sancionadas, não há garantia de que as obras serão executadas.

O prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB) reuniu-se com a bancada pela manhã. Ele apresentou outras três propostas que poderiam ser encaixadas no plano, mas foram recusadas. A principal delas era a construção do Contorno Ferroviário, avaliada em R$ 170 milhões. A obra consta na previsão orçamentária da União desde 2003, mas perdeu força em razão da falta de licenciamento ambiental.

Além do metrô, os parlamentares sugeriram a construção da Associação Regional de Cooperação Operacional (Arco) de Londrina, projeto de inclusão viária com outras cinco cidades do Norte paranaense. Em Cascavel, a construção de um Anel Viário para desvio do tráfego dentro da cidade. No Noroeste, será solicitado o término da Estrada da Boiadeira, entre Campo Mourão e Porto Camargo. As duas obras já constavam no orçamento regular deste ano.

A emenda mais polêmica e que dividiu a bancada é a que pede recursos para o Porto de Paranaguá. Há quatro anos o governador Roberto Requião (PMDB) recusou R$ 170 milhões que estavam previstos no orçamento para dragagem da baía, alegando que a obra estaria superfaturada.

Como serão acatadas apenas cinco emendas, alguns deputados queriam substituir essa obra pela duplicação da BR-101, entre Garuva (SC) e Guaratuba. Um grupo liderado pelo deputado Ângelo Vanhoni (PT), no entanto, conseguiu dar prioridade ao porto.

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