• Carregando...

Belo Horizonte – O governo de Minas Gerais criou uma força-tarefa para atender os locais atingidos pelo rompimento da barragem da Mineradora Rio Pomba Cataguases, instalada em Miraí, na manhã de ontem. Com o rompimento, o Rio Fubá foi atingido pela lama da barragem e seis bairros de Miraí foram atingidos pelo vazamento.

De acordo com a Defesa Civil Estadual, nenhum outro município chegou a ser atingido pelos detritos, no entanto, a hipótese não foi descartada já que o fluxo do rio pode carregar a lama para outras regiões, incluindo o estado do Rio.

Após confirmar que o resíduo que vazou para o rio não é tóxico – o detrito é resultado de lavagem de bauxita –, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais garantiu que não faltará água nas cidades atingidas com o envio de caminhões-pipa.

Materiais de limpeza para a retirada da lama foram entregues aos moradores das áreas atingidas e a Fundação Rural Mineira disponibilizou máquinas para retirada da lama.

O Departamento de Estradas de Rodagem enviou equipes para a região para avaliar a necessidade da construção de acessos provisórios onde houve queda de pontes ou interrupção de trechos de estradas.

A Defesa Civil ainda não contabilizou quantas pessoas foram afetadas pelo rompimento da barragem.

Rio

Dobrou o número de desalojados no município de Nova Friburgo, um dos mais atingidos pelas fortes chuvas que castigam o Estado do Rio desde o último dia de 2006 – passou de 585 para 1.203 pessoas que estão fora de suas casas.

Aumentou de 464 para 759 o número de desabrigados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]