• Carregando...

José Serra resolveu partir para uma campanha pública contra a posição da Petrobrás de não reduzir o enxofre no diesel até 2009, em desrespeito ao que determina resolução de 2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente. "A lei não manda nada demais", afirma o governador paulista. "Com 50 partes por milhão de enxofre ainda teremos um diesel cinco vezes mais poluente que o da Europa. A Petrobrás deve cumprir essa meta. Investir contra a poluição em vez de gastar seus imensos recursos com compras de empresas privadas a preços extravagantes".

A declaração vem se somar à decisão, tomada por SP e MG, de ir à Justiça contra a empresa, além de recorrer ao Conar para acusá-la de praticar propaganda enganosa ao se dizer "ambientalmente responsável".

Pilha – Perto de chegar lá em seu namoro com os tucanos, o governo busca dar "dimensão histórica" à esperada decisão do partido de ajudar a aprovar a prorrogação da CPMF. Um líder da base compara o gesto ao lançamento da "Carta ao Povo Brasileiro" pelo PT na campanha eleitoral de 2002. "O PSDB vai crescer institucionalmente", afirma o aliado.

É coisa dele 1 – Lideranças da indústria têm procurado representantes do governo na tentativa de se dissociar dos arroubos do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, na cruzada contra o imposto do cheque.

É coisa dele 2 – Diante dos sinais de "desgaste da re-lação" com o governo, esses empresários se apressam em explicar que a veemência de Skaf faz parte de seu projeto para concorrer ao governo de São Paulo em 2010.

Intocável – Que CPI, que nada. "Com essa história de Copa no Brasil", observa um petista que conhece a vida, "o Ricardo Teixeira arranjou um habeas corpus até 2014".

All-star – Os dois times brasileiros que disputaram o Sul-Americano de Basquete, com encerramento hoje em Brasília, estão na órbita de políticos com base mineira. O Pitágoras/Minas é patrocinado pela rede de escolas do ministro Walfrido Mares Guia (Relações Institucionais). O Universo/Brasília pertence à universidade do senador peemedebista Wellington Salgado.

C.q.d. – Tarso Genro viu em "Tropa de Elite" justificativa para criar as bolsas voltadas a jovens em situação de risco de violência. "Nosso objetivo é o rapaz que o capitão Nascimento coloca no saco. Ele não tem de ser espancado, e sim trazido para política pública", diz o ministro da Justiça. As bolsas foram derrubadas para facilitar a tramitação da CPMF, mas o governo enviou ao Congresso novo projeto.

À espreita 1 – Adversários de Ricardo Berzoini na disputa pelo comando do PT aguardam ansiosos a chegada dos dados do sigilo bancário da Bancoop ao Ministério Público de São Paulo. Tão logo os recebam, os promotores deverão acionar a cooperativa dos bancários, comandada por João Vaccari, muito próximo do candidato à reeleição.

À espreita 2 – Berzoini é fundador da Bancoop, acusada de gestão fraudulenta de recursos de 3.000 mutuários e de bancar campanhas petistas via caixa-dois. Para minar o favoritismo do presidente do PT, adversários esperam que a casa caia antes de 2 de dezembro, data da eleição.

Oásis – Num raro entendimento, o ex-Campo Majoritário do PT e o grupo rival Mensagem ao Partido estarão juntos na prévia pela candidatura à Prefeitura de Curitiba. Ambos apoiarão Gleisi Hoffman, mulher do ministro Paulo Bernardo (Planejamento).

Que tal? – O grupo que apóia a pré-candidatura de Miguel Rossetto em Porto Alegre tenta costurar acordo com o Movimento PT, que lançou Maria do Rosário, para evitar a prévia. Pela proposta, a deputada seria vice. Por ora, ela não dá sinal de que vá topar.

* * * * * *

Tiroteio

Do deputado federal Fernando Ferro (PT-PE), autor do pedido para desarquivar a emenda que permite a disputa ilimitada de mandatos executivos, em audiência sobre a TV pública.

– Fui oposição muito tempo. Agora sou governo e gosto muito. Não pretendo mais deixar de ser. Desejo longa vida à oposição... na oposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]