• Carregando...

Belo Horizonte – O estado de saúde da menina recém-nascida resgatada domingo no Ribeirão Arrudas, região metropolitana de Belo Horizonte (MG), agravou-se conforme boletim médico divulgado ontem pela Maternidade Municipal de Contagem. Segunda-feira à noite, a menina teve hemorragia pulmonar e crises convulsivas. Na tarde de ontem, ela entrou em coma. O exame neurológico evidenciou "sinais de comprometimento cerebral severo", segundo comunicado assinado pela pediatra Renata Graziela Soares, diretora-geral da maternidade.

O boletim informou também que outro exame, de fundo de olho, diagnosticou "traumatismo ocular contuso grave". De acordo com a maternidade, a criança continuava respirando com ajuda de aparelhos e era medicada com antibióticos.

Os médicos disseram que as convulsões e a hemorragia se devem provavelmente a duas hipóteses: ao trauma em decorrência da queda no ribeirão e à falta de oxigênio no período imediatamente após o parto (hipóxia). A menina, batizada de "Michelle", permanece internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da maternidade.

O boletim informou ainda que hoje à tarde será realizado um ultra-som transfontanela (da cabeça da recém-nascida) "para confirmar se há lesão neurológica e determinar a extensão desta lesão".

A mãe da menina, Elisabete Cordeiro dos Santos, de 25 anos – que confessou ter jogado a filha recém-nascida nas águas poluídas do Arrudas após tomar abortivos –, recebeu alta ontem e prestou depoimento na Delegacia de Mulheres de Con-tagem. No depoimento, segundo o delegado Anderson Pires Bahia, a jovem alegou que atirou a criança no ribeirão porque achava que ela estaria morta. Ela disse também que já havia tentado um aborto quando estava no quarto mês de gestação.

Homicídio

Elisabete foi presa em flagrante, autuada por tentativa de homicídio e transferida para uma carceragem feminina em Belo Horizonte. O local não foi divulgado.

O ex-namorado da jovem e apontado como pai da criança, o servente de pedreiro Adenílson Pereira da Silva, de 29 anos, também prestou depoimento ontem. Ele disse que pretende ter a guarda da menina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]