• Carregando...

Um bebê de 46 dias morreu depois de esperar seis horas por um leito de UTI, na madrugada desta sexta-feira (16). A situação foi mostrada pelo telejornal Paraná TV, da RPC TV. O bebê teve uma parada cardiorrespiratória em casa, por volta das 2h, e foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Boa Vista, onde recebeu procedimentos para estabilizar o quadro de saúde. Já de manhã, a família recebeu a informação de que havia um leito no Hospital do Trabalhador. Uma ambulância chegou meia hora depois. Mas o bebê já havia morrido, depois de sofrer uma segunda parada.

A Secretaria Municipal de Saúde afirmou, em nota, que os procedimentos de ressuscitação realizados pela equipe médica da UPA "foram insuficientes". E que um helicóptero chegou a ser acionado para levar a criança até o Hospital do Trabalhador, mas ela não podia ser transportada antes de estar com o quadro clínico estável, "sob o risco de comprometer ainda mais o seu estado de saúde".

Já a Secretaria Estadual de Saúde comunicou que o município não entrou com pedido referente ao caso no sistema de regulação estadual, que gerencia a distribuição dos leitos. Isso porque o bebê ainda não estaria estável para ser levado ao hospital.

Na reportagem da televisão, a família mostra a sua indignação com os casos constantes de demora na rede pública de saúde e diz que o bebê poderia ter sido salvo se fosse levado logo a uma UTI.

O pai, Eduardo Alves, diz que chegou a apelar para um hospital particular, que teria exigido um depósito de R$ 65 mil para atender o bebê. A criança nasceu prematura e já teria apresentado complicações pulmonares antes. A família não foi localizada pela reportagem para comentar o caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]