• Carregando...
A banda Bad Religion é um dos grandes nomes da cena punk rock mundial | Divulgação/Seven Shows
A banda Bad Religion é um dos grandes nomes da cena punk rock mundial| Foto: Divulgação/Seven Shows

São Paulo – "Nada melhor do que receber um Papa com o nome Bento", comemora o beneditino dom João Evangelista Kovas, prior do mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde o Papa Bento XVI passará as duas primeiras noites no Brasil. Desde janeiro, a comunidade se prepara para hospedar o Papa e mais 12 pessoas da sua comitiva.

O edifício, construído na primeira década do século 20, já estava sendo reformado pela restauradora Nilva Calixto. Com a notícia da visita do Papa, os trabalhos foram acelerados. "Faz tempo que não sabemos o que é uma casa limpa", brinca outro beneditino, dom Adriano Bellini. Os locais ocupados por Bento XVI serão transformados em uma espécie de memorial depois de sua partida.

O clima entre os monges é de alegria. Segundo o prior, a vida regrada dos 36 beneditinos da casa não deve ser modificada. Apenas alguns detalhes podem ser alterados, como o costume de não falar durante as refeições. Como o Papa estará com eles nesses momentos, o silêncio ao comer enquanto um religioso lê um livro espiritual ou de história deverá dar lugar a conversas durante toda a refeição ou apenas na sobremesa. "Não vamos tratar o Papa como celebridade. Queremos que ele se sinta à vontade na nossa casa e consiga descansar", afirma dom João.

Quanto à comida, o mosteiro ainda aguarda diretrizes do Vaticano. Como o Papa terá 80 anos quando chegar ao Brasil – seu aniversário é no próximo dia 16 – os monges estão preocupados com a sua saúde. "Queremos evitar ao máximo tirar o Papa da rotina. Sabemos que ele não gosta de frutos do mar, por exemplo. No desjejum, já sabemos que não teremos nada fora do normal, apenas café, leite, pão, queijo e frutas", diz dom Adriano.

De acordo com dom João, a Santa Sé fez poucas exigências em relação aos aposentos de Bento XVI. "Pediram que todos os quartos da comitiva tivessem banheiros. Também requisitaram que o quarto do Papa contasse com um pequeno escritório e outra sala para receber pessoas", explica. Bento XVI dormirá em um ambiente dentro do claustro, ainda em obras. A cama que utilizará foi desenhada especialmente para ele pelo beneditino dom Eduardo Uchoa Fagundes. No escritório, acesso à internet. A sala de visitas contém um piano de meia-cauda da Casa Kaps, uma das mais tradicionais da Europa da primeira metade do século 20. "O Papa é um bom pianista e com certeza irá gostar desse detalhe", ressalta Dom Adriano. (DD)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]