• Carregando...

O papa Bento XVI nomeou, na manhã desta quarta-feira, o arcebispo d. Lorenzo Baldisseri para a Sagrada Congregação dos Bispos, no Vaticano, na qual ocupará o cargo de secretário, segundo posto mais importante nesse órgão da cúpula da Cúria Romana. O prefeito é o cardeal canadense Marc Oullet. Outro italiano, o cardeal Sebastiano Baggio, foi prefeito da Congregação dos Bispos depois de ter sido núncio no Brasil. A Congregação é responsável pela nomeação e contato dos bispos no mundo inteiro, atualmente pouco mais de 5 mil.

Italiano, Lorenzo Baldisseri foi nomeado núncio apostólico (embaixador) para o Brasil em 12 de novembro de 2002 e exerceu a função durante nove anos. Durante esse período, encaminhou a Roma a indicação de mais de 140 bispos. Anteriormente, foi núncio apostólico no Haiti, Paraguai e India/Nepal.

Uma de suas principais realizações na Nunciatura Apostólica em Brasília foi a negociação e assinatura do Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, promulgado pelo ex-presidente Lula em fevereiro de 2011.

Quatro meses depois, em maio, Baldisseri publicou o livro "Diplomacia Pontifícia - Acordo Brasil-Santa Sé", sobre o documento. No fim do ano, lançou "Ação e Missão, um itinerário eclesial no Brasil", sobre a pastoral da Igreja no país. Pianista dedicado à música erudita nas horas vagas, Baldisseri gravou em 2007 o CD "Florilégio Musical ao Piano", cujos direitos autorais doou à ação missionária da Igreja na Amazônia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]