• Carregando...

Há 11 anos sem realizar campanhas para doações de livros, a Biblioteca Pública do Paraná (BPP) descobriu um modo de aumentar seu acervo e ainda regularizar a situação de usuários inadimplentes. É a campanha "Neste Natal dê um livro de presente", que tem como objetivo recuperar aproximadamente 17 mil obras que foram emprestadas e nunca devolvidas, além de resgatar antigos usuários.

Das 90 mil pessoas cadastradas na instituição, cerca de 10 mil possuem algum tipo de pendência, seja por livro não devolvido ou por multa não paga. "Existem usuários que devem mais de R$ 500", conta a chefe da Divisão de Obras Gerais da BPP, Sizuko Takemiya. Ela explica que para o usuário ficar livre da multa e sair da lista de inadimplentes basta devolver a obra que emprestou e doar um outro título novo. "Temos uma lista com os 130 livros mais pedidos pelos estudantes. É ela que o inadimplente deve consultar", lembra Sizuko.

Funcionários da BPP estão ligando para alguns dos 10 mil usuários. No entanto, muitos já mudaram de telefone e mesmo de endereço, o que dificulta o contato. Por enquanto, não existe nenhum processo jurídico contra os inadimplentes, que muitas vezes permanecem na lista dos devedores por medo ou vergonha. "Minha amiga está devendo um livro aqui, mas não devolve por medo deles a processarem. Acho que a campanha deveria ser mais divulgada. Minha amiga não tem nem idéia de que pode voltar a emprestar livros." diz a estudante Ketellyn Manique.

Para facilitar a vida dos ex-usuários, autores e livrarias vendem os livros pedidos pela biblioteca logo na entrada do prédio. "Mas por enquanto o pessoal não está colaborando", afirma o vendedor Ricardo Rocha. A campanha vai até as 13 horas de amanhã, mas quem não puder regularizar a situação até lá pode entrar em contato com a instituição e agendar uma visita de conciliação.

Serviço: O telefone do setor responsável pelas multas é 3221-4973 e o horário de funcionamento da biblioteca é das 8h30 às 20 horas. Nos sábados, até as 13 horas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]