• Carregando...

Hoje, na catedral de Apucarana, o novo bispo auxiliar de Curitiba, monsenhor Dirceu Vegini, receberá a ordenação episcopal. Ontem, ele falou sobre um dos problemas que mais preocupa a Igreja no Brasil, a saída de fiéis para outras religiões, e disse que não se pode colocar a culpa em apenas um lado. "A Igreja assume atitudes concretas para que os católicos possam ser bem acolhidos, mas muitas vezes eles saem da Igreja porque lhes falta uma devida formação cristã. Da nossa parte, precisamos ser ainda mais acolhedores e misericordiosos e ir ao encontro das pessoas", avalia.

Ele também comentou, em entrevista coletiva, sobre sua expectativa ao se tornar bispo. Enquanto o seminarista pede ao bispo para ser ordenado padre, a nomeação para o episcopado nunca vem por iniciativa do escolhido. "Esse ministério episcopal não fui eu que escolhi. É, de fato, um chamado de Deus", disse. Monsenhor Dirceu foi nomeado por Bento XVI em 15 de março. "Para bispo não existe curso ou escola, ao contrário de quando estudamos para ser padres. Quem nos prepara é Deus e a vivência pastoral. Ser auxiliar da Arquidiocese de Curitiba é um grande desafio e tenho consciência de que terei muito a aprender", afirmou.

Além de lembrar a queda no número de fiéis, monsenhor Dirceu também falou sobre o movimento carismático, que tem atraído católicos de volta à prática da religião. "Os carismáticos indicam caminhos e reúnem pessoas para a evangelização; o Concílio Vaticano II prega uma valorização dos vários ministérios, pastorais e movimentos", disse o futuro bispo.

A cerimônia de ordenação, que ocorre às 19 horas, terá três bispos ordenantes: o arcebispo de Curitiba, dom Moacyr Vitti; o bispo de Apucarana, dom Luiz Vicenzo Bernetti; e o bispo emérito (aposentado) de Apucarana, dom Domingos Gabriel Wisniewicz. Também participam outros 12 bispos e mais 84 padres. Em 7 de junho, Vegini assume o posto de bispo auxiliar em Curitiba, que também tem dom Ladislau Biernaski como auxiliar. Ambos ajudarão dom Moacyr no governo da arquidiocese.

Vegini nasceu em Massaranduba (SC), e estudou no Rio Grande do Sul e em São Paulo antes de permanecer em Roma por três anos, estudando Teologia. Ele foi ordenado padre em 1984, e passou a trabalhar na diocese de Apucarana. Sua primeira paróquia foi Ivaiporã, onde atuou por quatro anos. Há dezesseis anos, Vegini era pároco da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Colorado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]