• Carregando...

No entender de governadores aliados e oposicionistas, a proposta do Planalto de mudar as regras do ICMS tem, não obstante uma série de justificativas técnicas, um objetivo político claro: provocar cizânia às vésperas da reunião que eles pretendem usar para apresentar a Lula uma lista de cobranças. Benéfica para alguns, a idéia de transferir a cobrança do imposto para o estado de destino da mercadoria é considerada prejudicial notadamente para SP e Minas. "Enquanto os estados brigam, o governo aprova o que lhe interessa: a prorrogação da DRU e da CPMF", diz um governador aliado. "A discussão tem de ser feita de forma serena", alerta o tucano Aécio Neves. "Não pode ser instrumento de divisão dos estados".

***

Básico – Na reunião que os governadores do Sudeste terão hoje com Renan Calheiros (PMDB-AL) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), Aécio Neves defenderá a aprovação de oito propostas de mudança no Código Penal que já tramitam na Câmara, entre elas a que dificulta os recursos e a que acelera o trâmite dos processos. Cenoura – Lula, o "neutro", mandou Tarso Genro (Relações Institucionais) oferecer o Ministério da Previdência a Michel Temer na expectativa de que o deputado abra mão da presidência do PMDB em favor de Nelson Jobim. Temer respondeu a Tarso, anteontem, que espera que o convite não seja feito, para não ter de recusá-lo. Corretor – O requerimento de coleta de assinaturas de apoio a Nelson Jobim batiza a chapa de Ulisses (com "i") Guimarães, jogando pelo ralo a grafia do nome da principal figura da história do partido. É meu – Tão logo confirmado o retorno de Alfredo Nascimento (PR) ao Ministério dos Transportes, seu correligionário Valdemar Costa Neto tentará emplacar Arthur Alves Pinto em uma das diretorias do porto de Santos. Roupa suja 1 – Reunidos ontem para conter as farpas entre PSDB e PFL, os líderes dos dois partidos na Câmara concluíram que a oposição está presa a uma armadilha em que sempre acaba referendando propostas do governo. Roupa suja 2 – Alheio ao esforço de paz, o presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), disparou contra o deputado Rodrigo Maia (RJ), cotado para presidir o PFL: "Esse rapaz tem de parar de criticar os outros, porque ele é um ator da política, e não colunista de jornal".

Help – Fernanda Karina, a secretária que confirmou o mensalão distribuído por Marcos Valério, pediu ajuda ao tucano Gustavo Fruet, ex-integrante da CPI dos Correios, por se sentir ameaçada depois do assassinato do pai. Quer proteção até seu próximo depoimento ao Ministério Público, em março. Lei Seca – Além do mal-estar causado pela falta de convite ao PSB e ao PC do B, o jantar oferecido por Arlindo Chinaglia (PT-SP) a alguns líderes, anteontem, foi criticado pelo cardápio mirrado e, principalmente, pela ausência de bebibas alcoólicas, proibidas pelo presidente da Câmara. Minorias 1 – Segundo estudo que o TSE divulga hoje, os eleitores brasileiros filiados a partidos são 11.570.161 – menos de 10% do total. Minorias 2 – O PRB do vice José Alencar é, proporcionalmente, o partido com maior contingente de mulheres (52,88%). O Psol de Heloísa Helena, quem diria, é o lanterna nesse quesito (32,87%). Não, obrigada – Apesar do recuo do governo paulista, que desistiu de colocar o secretário José Aristodemo Pinotti (Ensino Superior) na presidência do conselho de reitores das universidades estaduais, Suely Vilela (USP) avisou que não quer mais esse posto. Ele será ocupado por José Tadeu Jorge (Unicamp).

TIROTEIO

* Do líder do Psol na Câmara, Chico Alencar (RJ), sobre os deputados que usaram a verba indenizatória para "divulgação do mandato" em veículos de imprensa dos quais são sócios:

– Impressionante a criatividade de alguns malabaristas, apurada pelas brechas na regulamentação, para fazer o dinheiro público passar de sua mão esquerda para a direita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]