• Carregando...
Bolsonaro participa da Dubai Air Show
Bolsonaro participa da Dubai Air Show| Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse neste domingo (15) que as questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) agora “começam a ter a cara do governo”. “Ninguém precisa ficar preocupado. Aquelas questões absurdas do passado que caíam, tema de redação que não tinha nada a ver com nada. Realmente algo voltado para o aprendizado”, afirmou em entrevista a jornalistas em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, segundo o G1.

Na cidade, onde chegou no sábado (13), Bolsonaro participa da Expo 2020. Na entrevista, ele falou ainda sobre as demissões de 37 servidores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que entregaram seus cargos nesta semana. O órgão do Ministério da Educação é responsável pela elaboração do Enem, que está marcado para os próximos dias 21 e 28.

“Conversei muito rapidamente com o Milton [Ribeiro, ministro da Educação]. Seria bom vocês conversarem com eles, o que levou àquelas demissões. Não quero entrar em detalhes, mas é um absurdo o que se gastava com poucas pessoas lá”, disse Bolsonaro. “O Milton é uma pessoa séria, responsável, é do ramo. Ele mandou mensagem para mim agora há pouco, diz que a prova do Enem vai correr na mais absoluta tranquilidade.”

À Frente Parlamentar de Educação, alguns dos servidores afirmaram ter sofrido pressão psicológica e vigilância velada na formulação das provas, para que evitassem escolher questões que incomodariam o governo.

Na quarta-feira (10), o presidente do Inep, Danilo Dupas Ribeiro, compareceu à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, e negou qualquer tipo de interferência sobre o conteúdo do Enem, salientando que os professores que elaboraram as questões fazem parte do Banco Nacional de Itens (BNI).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]