Presidente do Inep confirma realização do Enem e nega tentativa de interferência nas provas
| Foto: Jonathan Campos / Gazeta do Povo / Arquivo

Danilo Dupas Ribeiro, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), compareceu à Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (10), para tratar do pedido exoneração coletiva de aproximadamente 30 servidores de suas funções comissionadas. Ele garantiu que as provas serão aplicadas normalmente nos dias 21 e 28 de novembro e disse que elas já estão prontas.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Ao ser questionado pelos deputados sobre supostos casos de assédio moral no Inep, ele negou que eles tivessem ocorrido dentro do instituto e afirmou que a movimentação de cargos no Inep é feita de acordo com o perfil dos servidores.

Parlamentares de oposição também fizeram questionamentos sobre os conteúdos das provas e a suposta retirada de temas polêmicos da prova. Sobre esse ponto, o presidente do Inep também negou qualquer tipo de interferência sobre o conteúdo do Enem e salientou que os professores que elaboraram as questões fazem parte do Banco Nacional de Itens (BNI).

Segundo informações do governo federal, “o Banco Nacional de Itens (BNI) fornece insumos para as diversas avaliações e exames desenvolvidos pelo Inep, assegurando acesso a itens de qualidade, elaborados e revisados para cada instrumento de medição, seja prova, seja questionário. O BNI é essencial para a elaboração e a aplicação das avaliações nacionais em larga escala da educação, que se distinguem das avaliações internas por não serem feitas pelo professor ou pela própria instituição de ensino para avaliar e propor alternativas no âmbito da sala de aula ou da instituição”.