Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Seca

Bombeiros tentam combater incêndio em Campina Grande do Sul

Nos últimos quatro dias foram registrados 312 focos de incêndio nas matas. Destes, 155 ocorreram na região de Curitiba

Atualizado em 15/8/2006 às 18h24

Um incêndio de grandes proporções está destruíndo uma grande área de mata atlântica no município de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. O local é próximo da represa do Capivari, no km 36 da BR-116 - sentido Curitiba São Paulo. Segundo reportagem do Paraná TV, o incêndio teria começado na quinta-feira (10) e já teria destruído cerca de 160 hectares da mata.

O fogo nos morros Alpina e Jaguatiruca estão em fase de extinção nesta noite de terça-feira. Segundo o subtenente Eliton da Silva de Souza, do Corpo de Bombeiros, a maior preocupação agora é com um grande vale que está queimando. "À noite é muito perigoso para a equipe porque tem muita grota (cavidade) e o pessoal está exausto, fez um calor infernal lá hoje", afirma. As equipes vão deixar de combater as chamas por volta das 20h, para retomar as atividades às 6 horas de quarta-feira. "A área será monitorada a noite toda e amanhã cedo vamos levar helicópetros para sobrevoar a área", complementa o subtenente.

De acordo com o tenente Cléber Daverson dos Santos, que está no local, a fumaça pode ser vista de longe e não atrapalha o tráfego na rodovia. A causa ainda não foi divulgada e o fogo se espalha rápido por causa da prolongada estiagem e do mato seco. As chamas, ainda de acordo com o tenente, chegam a mais de quatro metros atingindo a copa das árvores. A principal dificuldade seria a mata fechada.

Cerca de 30 bombeiros, divididos em quatro equipes, estão tantando combater as chamas. Um helicóptero foi utilizado durante a tarde para auxiliar na localização dos principais focos. Para o tenente Daverson, será muito difícil controlar o incêndio.

Somente nos últimos quatro dias foram registrados 312 focos de incêndio nas matas. Destes, 155 ocorreram na região de Curitiba.

Chuva ajuda no combate ao fogo no Parque Iguaçu

A chuva que caiu durante toda a manhã desta terça-feira na região Oeste do estado ajudou a combater o incêndio no Parque Iguaçu, no município de Céu Azul. Após a passagem da chuva, os bombeiros sobrevoarão a área para verificar se ainda há algum foco de incêndio.

Veja em vídeo a contribuição significativa da chuva no combate ao incêndio no Parque Iguaçu

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.