• Carregando...

Atualizado em 15/8/2006 às 18h24

Um incêndio de grandes proporções está destruíndo uma grande área de mata atlântica no município de Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. O local é próximo da represa do Capivari, no km 36 da BR-116 - sentido Curitiba São Paulo. Segundo reportagem do Paraná TV, o incêndio teria começado na quinta-feira (10) e já teria destruído cerca de 160 hectares da mata.

O fogo nos morros Alpina e Jaguatiruca estão em fase de extinção nesta noite de terça-feira. Segundo o subtenente Eliton da Silva de Souza, do Corpo de Bombeiros, a maior preocupação agora é com um grande vale que está queimando. "À noite é muito perigoso para a equipe porque tem muita grota (cavidade) e o pessoal está exausto, fez um calor infernal lá hoje", afirma. As equipes vão deixar de combater as chamas por volta das 20h, para retomar as atividades às 6 horas de quarta-feira. "A área será monitorada a noite toda e amanhã cedo vamos levar helicópetros para sobrevoar a área", complementa o subtenente.

De acordo com o tenente Cléber Daverson dos Santos, que está no local, a fumaça pode ser vista de longe e não atrapalha o tráfego na rodovia. A causa ainda não foi divulgada e o fogo se espalha rápido por causa da prolongada estiagem e do mato seco. As chamas, ainda de acordo com o tenente, chegam a mais de quatro metros atingindo a copa das árvores. A principal dificuldade seria a mata fechada.

Cerca de 30 bombeiros, divididos em quatro equipes, estão tantando combater as chamas. Um helicóptero foi utilizado durante a tarde para auxiliar na localização dos principais focos. Para o tenente Daverson, será muito difícil controlar o incêndio.

Somente nos últimos quatro dias foram registrados 312 focos de incêndio nas matas. Destes, 155 ocorreram na região de Curitiba.

Chuva ajuda no combate ao fogo no Parque Iguaçu

A chuva que caiu durante toda a manhã desta terça-feira na região Oeste do estado ajudou a combater o incêndio no Parque Iguaçu, no município de Céu Azul. Após a passagem da chuva, os bombeiros sobrevoarão a área para verificar se ainda há algum foco de incêndio.

Veja em vídeo a contribuição significativa da chuva no combate ao incêndio no Parque Iguaçu

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]