• Carregando...
 |
| Foto:

Veja algumas sugestões para fugir de ciladas na hora de comprar eletrodomésticos:

- Tenha atenção redobrada com a quantidade e o layout das tomadas onde vai instalar o eletrodoméstico. Principalmente para modelos como máquina de lavar, secadora, geladeira e micro-ondas é muito perigoso usar tês (também conhecidos como benjamins). Mantenha sempre cada aparelho sozinho em uma tomada e garanta a integridade da fiação elétrica e que há instalações elétricas e de gás adequadas para os equipamentos.

- Para equipamentos menores, como liquidificador, torradeira e mixer, vale a pena verificar o local onde vão ser guardados e se ele comporta o peso das peças. É comum aparelhos muito pesados danificarem a estrutura de prateleiras e armários. Das duas, uma: ou você reforça os móveis ou opta por eletrodomésticos menores. Outra opção é deixá-los protegidos por capas de tecido na bancada da cozinha.

- Leve em conta o consumo de energia do equipamento e prefira sempre os mais econômicos. Uma dica que ajuda é ficar de olho no Selo da Procel, emitido pelo Governo Federal e fixado nos eletrodomésticos. Ele classifica os aparelhos entre os níveis A (mais econômico) e E (menos econômico). Com isso, você evita sustos na hora que receber a conta de luz.

- Seja sustentável nas escolhas. É comum as pessoas comprarem aparelhos diferentes para funções parecidas e geralmente eles ficam sem uso nos armários. Um caso recorrente é o da família que tem uma centrífuga e um espremedor de frutas para fazer suco, mas só prepara a bebida uma vez por mês. Compre somente o que for necessário para manter sua cozinha equipada sem exageros.

Dicas

O que você observa na hora de comprar um eletrodoméstico?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br ou comente no formulário abaixo. As mensagens selecionadas serão publicadas na Gazeta do Povo.

Leia as regras para a participação nas interatividades da Gazeta do Povo.

Basta pensar em mudar de casa ou dar aquela repaginada no visual do apartamento para cair em uma dúvida: como escolher os novos eletrodomésticos? Pois a personal organizer (organizadora particular) da Benfatto Organiza, Irene Cristina Loureiro, recomenda: antes de se empolgar com a infinidade de opções de modelos, tamanhos, materiais e cores dos aparelhos à venda, não saia de casa sem uma boa dose de bom senso.

"O mais comum é ver eletrodomésticos comprados por impulso, porque estavam com um preço bom ou pareciam bonitos, mas o principal é ver quantas pessoas moram na casa e quais são os seus hábitos. Mesmo que sejam lindas e super em conta, não dá para comprar uma geladeira pequena para uma casa com cinco pessoas ou uma máquina de lavar de 12 kg para uma pessoa que mora sozinha", ressalta.

Para ela, é importante que a pessoa não se deixe levar pela propaganda dos produtos, informe-se bastante sobre as opções e saiba exatamente o que está procurando. "Nessa hora, uma boa fita métrica não faz mal a ninguém. Já vi gente guardando eletrodoméstico no closet por falta de espaço na cozinha. Você precisa saber de que espaço dispõe, se a geladeira cabe na sua cozinha, se vai ser possível abri-la sem ter de afastar o fogão, se ela entra no elevador do prédio e se passa pela porta." Confira algumas dicas que ajudam na hora de comprar os principais eletrodomésticos da casa:

Televisão

No caso da tevê, o primeiro passo é calcular bem as dimensões da sala onde ela vai ser instalada, principalmente para evitar uma combinação terrível: um aparelho grande demais para o espaço que existe entre ele e o sofá. Pessoas que costumam ver filmes em casa podem comprar telas um pouco maiores, mas uma recomendação que nunca falha é ter uma televisão de 32 polegadas ou menos se o espaço entre ela e o sofá for de aproximadamente 1,5 metro. Caso a distância seja de 3 metros, um aparelho de 42 polegadas é o ideal. Em todos os casos, prefira os modelos de LED, pois são mais econômicos e têm maior qualidade de imagem.

Máquina de lavar

A primeira preocupação deve ser com o tamanho da máquina, que não pode ocupar todo o espaço da área de serviço. Por isso, não exagere: se a casa é composta apenas por uma pessoa ou um casal, uma máquina de até 6 quilos é mais que suficiente. Para famílias de até quatro pessoas, modelos entre 6 kg e 9 kg são indicados e, para mais pessoas, aparelhos para mais de 10 kg são necessários. Quanto ao modelo, as máquinas de abertura frontal são mais eficientes e econômicas, danificam menos as roupas e são indicadas para quem tem pouco espaço em casa, já que a secadora, uma tábua para passar as roupas ou algumas prateleiras para guardar produtos de limpeza podem ser instaladas em cima dela.

Micro-ondas ou forno elétrico?

Na hora de escolher entre um e outro, é bom ficar de olho nos hábitos de alimentação e na frequência com que os moradores da casa cozinham. Para um adulto sozinho ou uma família de até quatro pessoas, um micro-ondas de até 27 litros para aquecer a comida, preparar refeições semiprontas ou fazer pratos simples é suficiente. Para famílias com crianças, ou que têm o hábito de assar pães, bolos, biscoitos, carnes e outros pratos mais elaborados, também não é com dispensar o micro-ondas, mas um forno elétrico é mais do que bem-vindo, pela praticidade para preparar essas receitas. Além disso, a diferença de sabor é incontestável: até arroz você pode cozinhar no micro-ondas, mas nem os modelos com grill vão oferecer um pão crocante e dourado como o assado em um forno elétrico.

Fogão

A recomendação é simples: para pessoas que moram sozinhas ou casais, um fogão de quatro bocas é o mais indicado. Para famílias maiores ou casais que costumam "se aventurar" durante o fim de semana e cozinhar para os amigos, os modelos de seis bocas são os ideais. Quanto ao modelo, os fogões embutidos – que não ficam em contato direto com o chão – garantem mais praticidade na hora da limpeza, porém, são pouco indicados para quem gosta de variar a decoração de tempos em tempos ou costuma mudar de casa com frequência. Quanto ao cook top, é indicado para quem gosta de cozinhar em casa, mas é bom saber que os modelos vêm sem forno, então você vai precisar de um fogão convencional ou um forno independente para fazer pratos assados. Outra exigência é que, para os modelos vitrocerâmicos (em vidro), normalmente mais caros que os tradicionais a gás ou elétricos, é necessário o uso de panelas especiais, o que encarece um pouco mais o orçamento.

Geladeira

Se você sonha com aquelas geladeiras side by side (com duas portas) de novela, é bom saber: não é em qualquer cozinha que elas ficam bem. Com mais de 500 litros de capacidade, esses modelos só são indicados para famílias grandes, com mais de cinco pessoas, ou casais que têm o costume de receber amigos em casa com muita frequência. Além disso, é preciso ter espaço suficiente na cozinha para acomodar uma geladeira desse tamanho. Para pessoas que moram sozinhas ou casais que comem pouco em casa, o ideal é um modelo de até 300 litros, com apenas uma porta. Famílias maiores, de até quatro componentes, exigem aparelhos maiores e que sejam duplex – com portas independentes para o refrigerador e o congelador. Uma dica importante é sempre procurar por modelos com frost free, o que impede que o aparelho acumule gelo e evita que você precise fazer o degelo a cada dois ou três meses. Outra dica é optar por aparelhos com dispenser externo de água, que evita que você abra a porta da geladeira com frequência e diminui os custos na conta de luz.

Secadora

Algumas marcas oferecem máquinas de lavar que também fazem o trabalho de secadora. O melhor é fugir dessas opções, já que elas não secam a roupa tão bem e, se alguma das funções der problema, você perde dois eletrodomésticos de uma vez só. Além disso, esses modelos têm ciclos de lavagem e secagem muito longos, o que consome mais energia e facilmente estraga roupas de tecidos mais delicados. Se possível, compre uma secadora independente, principalmente se a casa é composta por mais de três pessoas, há crianças ou você tem o costume de lavar cobertores, edredons e toalhas de banho com frequência. Para casas pequenas, opte por modelos suspensos, que ocupam menos espaço. Nos demais casos, o melhor mesmo são aparelhos de piso, que contam com mais recursos e capacidade maior. Uma opção que ajuda no caso de pessoas solteiras ou casas compostas apenas por um casal é a centrífuga, que agiliza a secagem, ocupa menos espaço e é mais barata que uma secadora.

Filtro, bebedouro ou purificador de água?

Hoje, os filtros são cada vez menos utilizados e as pessoas vêm preferindo os purificadores pela praticidade e por eles ocuparem menos espaço. No caso dos bebedouros, o problema é ter de comprar constantemente – dependendo do tamanho da família, até duas ou três vezes por semana – aquele garrafão de 20 litros de água, e igualmente o espaço que eles ocupam na cozinha. Outra reclamação frequente é que eles exigem atenção redobrada na hora da escolha do distribuidor de água, principalmente em relação à higienização dos galões. Menores, os purificadores são mais práticos e a manutenção pode ser feita semestral ou anualmente, dependendo do modelo.

Lava-louças

Entre os especialistas ouvidos pela Gazeta, há um consenso: nada prática, a lava-louças ajuda pouco no dia a dia e pode ser facilmente riscada da lista de compras. Isso porque, na maioria dos modelos, é preciso ter uma série de cuidados com a louça antes de colocá-la na máquina, como limpar todos os restos de comida e retirar sujeiras mais aderentes – como gordura. Além disso, várias peças, como panelas, não podem ser lavadas no aparelho devido ao tamanho, formato ou material de que são feitas. A lava-louças acaba sendo uma opção somente para pessoas solteiras, casais que sujam pouca louça todos os dias e pessoas que gostam de ter o equipamento para usar em "ocasiões especiais" – datas comemorativas em que toda a família se reúne e a quantidade de pratos, talheres e travessas justifica o uso da máquina. Se você tem o hábito de cozinhar com frequência, o mais fácil é deixar o espaço que seria ocupado pela máquina para instalar armários e gaveteiros, colocar a mão na massa e não escapar da tradicional dupla "esponja e detergente".

Fonte: Da redação, com informações da arquiteta Mariana Paula Souza e a personal organizer da Benfatto Organiza, Irene Cristina Loureiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]