• Carregando...

Das 1.938 solicitações de refúgio de estrangeiros recebidas pelo governo brasileiro até abril deste ano, apenas 680 foram deferidas. A maior parte (532) foi para sírios, que constituem a maior comunidade estrangeira refugiada no Brasil, com pouco mais de 1.200 pessoas. As informações são da Agência Brasil. O número de solicitações de refúgio passou de 566, em 2010, para 5.256 no ano passado, mas, apesar desse crescimento, o total de deferimentos ainda é considerado baixo.

Conforme dados do Comitê Nacional para Refugiados, entre os países com maior número de refugiados no Brasil, depois da Síria, vêm Colômbia, Angola e Líbano. Os haitianos, que têm outro tipo de visto, o humanitário, que lhes garante refúgio só com a simples comprovação de nacionalidade, não entram nessas estatísticas.

Problemas como a falta de documentos ou de comprovação da situação de refúgio também contribuem para os poucos pedidos deferidos. Ele atribui o interesse dos refugiados pelo Brasil ao fato de o Brasil ter conquistado, nos últimos anos, uma relevância internacional que não tinha antes. Um termo de cooperação assinado sexta-feira entre o Ministério Público Federal e o Acnur prevê articulação entre agentes públicos para incluir e integrar os refugiados em políticas públicas já existentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]