• Carregando...
Lenny Kravitz fez melhor show | AFP PHOTO / Luisa DE PAOLA
Lenny Kravitz fez melhor show| Foto: AFP PHOTO / Luisa DE PAOLA

Monumento foi tombado em 1937

A estátua do Cristo Redentor possui cerca de 38 metros de altura e fica no topo do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, que está a 740 metros acima do nível do mar.

O projeto, feito de pedra-sabão e considerado patrimônio histórico desde 1937, é do engenheiro Heitor Silva Costa, com colaboração do escultor francês de origem polonesa Paul Landowski. O desenho final é do artista plástico Carlos Oswald.

A construção de um monumento religioso no local foi sugerida pela primeira vez em 1859, pelo padre lazarista Pedro Maria Boss, à princesa Isabel. Contudo, a idéia só foi retomada em 1921, quando se aproximavam as comemorações do Centenário da Independência.

A estrada de rodagem que dá acesso ao local onde hoje se situa o Cristo Redentor foi construída em 1824. Já a estrada de ferro teve seu primeiro trecho (Cosme Velho – Paineiras) inaugurado em 1884. No ano seguinte, 1885, o segundo trecho foi concluido, completando a ligação com o cume. A ferrovia, que tem 3.800 metros de extensão, foi a primeira ser eletrificada no Brasil, em 1906.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) em 1937, o monumento sobre obras de recuperação em 1980, quando da visita do papa João Paulo II e novamente em 1990. Outro conjunto de obras importantes foi feito em 2003, quando foi inaugurado um sistema de escadas rolantes e elevadores para facilitar o acesso à plataforma de onde se eleva a estátua.

Ao completar 75 anos em 12 de outubro de 2006, o Cristo Redentor foi transformado em santuário católico do Brasil.

Rio de Janeiro – Uma missa em ação de graças comemorou ontem a eleição do Cristo Redentor como uma das novas sete maravilhas do mundo. Centenas de cariocas e turistas acompanharam a benção do cardeal arcebispo emérito do Rio, dom Eugênio Salles, que confessou ter tido dúvidas sobre as chances de a estátua ficar entre as sete atrações mais votadas na disputa com outras 19.

As sete maravilhas escolhidas por meio de voto foram: Ruínas de Petra (Jordânia), Muralha da China, Estátua do Cristo Redentor (Brasil) Machu Picchu (Peru), Pirâmide de Chichen Itza (México), Coliseu (Roma) e o palácio Taj Mahal (Índia).

As pirâmides de Gizé, no Egito, por serem a única maravilha remanescente do mundo antigo, ficaram fora do concurso e já tinham sua vaga assegurada. Os organizadores decidiram manter o status de Maravilha do Mundo depois de autoridades egípcias terem manifestado indignação com o fato de as estruturas serem obrigadas a concorrer por um lugar na lista.

Repercussão

O resultado do concurso The New 7 Wonders teve o resultado divulgado no sábado à noite. O governador do Rio, Sérgio Cabral Filho (PMDB), agradeceu aos que votaram e afirmou que a exploração do título na divulgação do turismo beneficiará a economia carioca. "Os turistas que querem conhecer o Cristo agora virão conhecer uma das novas sete maravilhas do mundo. É uma combinação de um destino turístico fantástico com a ecologia, um monumento lindo e uma reverência ao nosso Criador. O título agrega valor ao destino turístico. É algo grandioso que vamos trabalhar, do ponto de vista do marketing. Empresas ligadas ao Rio, não só as do turismo, vão agregar a figura do Corcovado e do Cristo Redentor, vendendo o destino do Rio", disse Cabral, agradecendo também os votos do exterior.

"Eu não acreditei que tivesse êxito, foi uma agradável surpresa", admitiu dom Eugênio, que abençoou a estátua e os presentes. "Não é uma alegria só para o Rio e o Brasil, mas para o mundo tudo. Há valores que são postos hoje de lado e Ele veio pregá-los. Na hora em que essa comunidade toda, católicos e não católicos, o elegem, esse abraço do Cristo, que é do Corcovado, envolve o mundo inteiro, principalmente os mais necessitados", afirmou o cardeal.

Segundo o secretário estadual de Turismo, Eduardo Paes, o governador Sérgio Cabral já conversou com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, para ações conjuntas de divulgação do Rio como destino turístico a partir do título do Cristo. Para o prefeito Cesar Maia, "o Rio vive um momento mágico e volta a ser a cidade central do Brasil".

O prefeito afirmou que é responsabilidade da sociedade e dos governantes trabalhar para manter o clima de otimismo. O secretário municipal de Turismo, Rubem Medina, cogita promover uma festa pela vitória do Cristo. A prefeitura estima que o turismo no Rio cresça 20%.

Celebração

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou. "O Cristo Redentor sempre foi uma maravilha do Rio e do Brasil. A partir de agora, é também uma das sete maravilhas do mundo. Parabéns, Rio! Parabéns, Brasil!"

A notícia foi comemorada em plena praia de Copacabana, um dos palcos do megaevento global Live Earth, que contou com shows em oito países para alertar sobre os riscos das mudanças climáticas. Assim que saiu o resultado, o músico Falcão, do grupo O Rappa, avisou ao público – cerca de 400 mil pessoas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]