• Carregando...

Nova Iorque – O Brasil perde anualmente US$ 10 bilhões em produtividade por causa da violência armada entre os jovens, segundo estudo publicado ontem na abertura da Conferência Mundial sobre Armas Leves, promovida pelas Naçoes Unidas. Segundo o estudo, quase 50% das vítimas de homicídios cometidos com armas de fogo no mundo são homens com idade entre 15 e 29 anos.

O relatório foi apresentado em Nova Iorque na reunião para avaliar o Programa de Ação adotado há cinco anos para deter o tráfico ilícito de armas pequenas e leves. O estudo "Pesquisa sobre Armas Leves 2006: a questão pendente", elaborado por um grupo de analistas independentes com sede em Genebra (Suíça), revela que, dos aproximadamente 200 mil homicídios cometidos anualmente com armas de fogos, entre 70 e 100 mil têm como vítimas jovens do sexo masculino. "O saldo desta violência não são apenas perdas humanas, mas também despesas de saúde e atendimento médico, assim como em perdas de produtividade e de oportunidades em países de poucos recursos", afirmou Keith Krause, diretor do relatório.

O secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, ressaltou que houve um grande avanço no controle das armas leves desde a adoção do Programa de Ação, mas admitiu que ainda resta um longo caminho pela frente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]