• Carregando...

Camp David, EUA – O Brasil sediará um fórum mundial de biocombustíveis em 2008. A iniciativa, anunciada sábado passado, nos Estados Unidos, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante encontro com o presidente George W. Bush, faz parte da estratégia do país de formar um mercado global para o álcool combustível como maneira de se consolidar como líder no setor.

Além disso, missões de cientistas brasileiros visitarão uma unidade de pesquisa de ponta em energias renováveis do Departamento de Energia norte-americano no estado do Colorado e uma missão conjunta dos departamentos de Energia e de Agricultura americanos irá ao Brasil nos próximos dias.

Para frustração dos envolvidos no encontro entre Lula e Bush, no entanto, as únicas ações concretas que resultaram da segunda reunião dos dois presidentes em menos de 30 dias foram ofuscadas pelo fracasso na evolução das negociações comerciais e pela ênfase dada a temas nos quais os dois líderes divergem.

Lula e Bush se encontraram em Camp David para discutir em menos horas do que estiveram juntos em São Paulo no começo de março uma ambiciosa agenda, que ia de assento permanente no Conselho de Segurança da ONU a destravamento da Rodada Doha.

Nenhum dos dois pontos andou – segundo as palavras do próprio Lula, ele saiu da reunião com "nada’’, apesar de considerá-la uma das "mais produtivas’’. O que andou, o detalhamento do memorando bilateral, não mereceu muita atenção, mesmo com o anúncio dos países que serão os primeiros recipientes dos recursos do memorando, Haiti, República Dominicana, São Cristóvão e Névis e El Salvador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]