• Carregando...

O Brasil foi considerado o país mais avançado do ponto de vista social entre os Brics (grupo composto também por Rússia, Índia, China e África do Sul), segundo o Índice de Progresso Social (IPS), elaborado pela Social Progress Imperative, a partir de métricas da Harvard Business School. O levantamento classifica 132 países por seu desempenho social e ambiental.

O Brasil ocupa a 46.ª posição no ranking geral, à frente de Rússia (80.ª), Índia (102.ª), China (90.ª) e África do Sul (69.ª). Com exceção do Brasil, os outros emergentes apresentaram um baixo desempenho em progresso social, o que, segundo o estudo, sugere que o rápido crescimento econômico ainda não está se convertendo em melhoria de vida para os cidadãos desses países.

"Até hoje, sempre se supôs que há uma relação direta entre crescimento econômico e bem-estar. No entanto, o IPS mostra que nem todo crescimento econômico é igual", afirma o professor Michael Porter, da Harvard Business School.

Nas três grandes categorias do estudo, o Brasil atingiu a 36.ª posição em "Oportunidade", a 38.ª em "Fundamentos de bem-estar" e a 74.ª em "Necessidades humanas básicas" – nesta última, classificações ruins em itens como mortes no trânsito e segurança pessoal trouxeram o país para baixo no ranking.

No ranking geral, os três primeiros lugares são ocupados por Nova Zelândia, Suíça e Islândia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]