Comunidade Pavão–Pavãozinho, no Rio de Janeiro: barracos| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Recorte

Grupo de 14 cidades concentra favelas paranaenses

O novo recorte do Censo Demográfico 2010 mapeou 308 setores censitários em aglomerados subnormais de 14 municípios paranaenses: Almirante Tamandaré, Araucária, Campo Largo, Campo do Tenente, Colombo, Campo Magro, Campo Largo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Itaperuçu, Jataizinho, Paranaguá, Ponta Grossa e Umuarama. A capital paranaense concentrava 223 dessas áreas naquela época. Isso não quer dizer, entretanto, que não havia favelas em outras cidades paranaenses, mas sim que não foram encontradas regiões com o conjunto de características que levaria o instituto a classificá-las como "subnormais".

À época do levantamento, o sul do país concentrava 5,5% dos aglomerados do país. Além dos 308 paranaenses, o IBGE identificou 448 no Rio Grande do Sul e 115 em Santa Catarina – com 86.478 e 21.769 domicílios, respectivamente. A região sudeste concentrou a maior porcentual de favelas do país (55,5%) enquanto no nordeste tinha 25,2%.

CARREGANDO :)

Informalidade, baixos salários e poucos anos de estudo são características mais presentes em famílias que moram em favelas do que nas que moram fora delas. Essa é a conclusão de recorte do Censo Demográfico de 2010 divulgado ontem pelo IBGE. O instituto identificou 15.688 setores censitários em aglomerados subnormais no país, onde estão instalados 3,2 milhões de domicílios abrigando 11,4 milhões de pessoas. No Paraná, o mapeamento encontrou 308 dessas áreas precárias, caracterizadas pela ausência de serviços públicos e infraestrutura, onde vivem 217 mil cidadãos, 75% em Curitiba.

INFOGRÁFICO: São 3,2 milhões de domicílios, mais de 61 mil no PR

Publicidade

Segundo o IBGE, 27,8% dos moradores dos aglomerados subnormais que se declararam empregados trabalham sem carteira assinada – percentual 6% superior ao encontrado fora dessas áreas. Em Curitiba, 64.346 pessoas estavam empregadas à época do levantamento – 18% delas trabalhando sem registro.

Essa informalidade se reflete no rendimento médio do trabalhador. De acordo com os dados do instituto, tanto nas favelas brasileiras quanto nas curitibanas, o percentual de domicílios cuja renda média mensal por pessoa era inferior a meio salário mínimo era o dobro do verificado em regiões estruturadas.

Os dados mostraram ainda que o abismo separando a população das favelas da que vive fora dela fica ainda maior quando a comparação é levada à educação. Ao todo, no país, 20% dos entrevistados informaram ter concluído o ensino superior – porcentagem que não chega à casa dos 2% entre os moradores dos aglomerados subnormais.

O IBGE considera uma área como "subnormal" quando ela reúne, no mínimo, 51 unidades habitacionais sem documento de posse, carentes de serviços públicos essenciais, como coleta de água e esgoto, e dispostas de forma desordenada, sem padrão urbanístico. Todos os 5.564 municípios do país foram visitados pelos técnicos do instituto, mas em apenas 323 deles foram encontradas áreas com essas características.

Publicidade