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As taxas de escolarização avançaram no país na última década, inclusive com maior participação das camadas mais pobres da população no ensino superior. Segundo dados divulgados ontem pelo IBGE, entre 2004 e 2013, a escolaridade média da população com 25 anos ou mais aumentou de 6,4 para 7,7 anos no país. No Paraná, 61,1% da população dessa faixa etária têm oito anos ou mais de estudo contra 56,4% da média nacional.

De acordo com os dados da Síntese de Indicadores Sociais do IBGE, a participação dos mais pobres nos bancos das universidades aumentou, tanto nas públicas quanto nas particulares, e os 20% mais ricos deixaram de ser maioria no ensino superior .

Apesar dos avanços, o Brasil ainda patina quando comparado com os membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A proporção de pessoas de 25 a 34 anos com nível superior é de apenas 15,2% no Brasil – o pior índice entre os 35 membros. O melhor índice é da Coréia do Sul com 65,7%. Mas países considerados em desenvolvimento, como o México e o Chile, têm índices acima de 22%.

Para o presidente da Academia Brasileira de Educação e pró-reitor da Fundação Getúlio Vargas, Antônio Freitas, o aumento de estudantes pobres nas universidades ainda é pequeno e os mecanismos usados para ampliar esse acesso podem ter reflexos negativos.

"Programas como o Fies e o ProUni são absolutamente importantes para o país. Mas temos 212 milhões de habitantes e apenas 8 milhões de formados. A grande preocupação que tenho é o aumento de alunos por cota, porque o governo deixa de investir na educação básica e o aluno pode não ter condições de acompanhar os cursos", afirma Freitas.

Apesar das ponderações, os números do ensino superior melhoraram e vieram acompanhados também de uma queda na taxa de analfabetismo. Na população com 15 anos ou mais, essa taxa caiu de 11,5% em 2004 para 8,5% no ano passado. Isso significa que 13 milhões de pessoas com mais de 15 anos no país ainda não sabem ler e nem escrever. Na Argentina, essa taxa não chega a 3% e em Cuba é menor do que 0,5%.

Outra preocupação é quanto ao abandono escolar. Entre as mulheres de 15 a 17 anos que têm ao menos um filho, apenas 28,4% estavam matriculadas na escola. Entre as de 18 a 24 anos com filhos, 54% não terminaram o ensino médio.

Segundo Simon Schwartz­man, ex-presidente do IBGE e especialista em indica­dores sociais, esses dados mos­tram que a maternidade precoce empurra adolescentes para fora das escolas. "É necessário pensar em políticas específicas para mantê-las estudando".

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