• Carregando...

Balanço apresentado na manhã desta quinta-feira (9) pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, mostra que das 4.146 vagas na seleção deste ano do Programa Mais Médicos, 3.830 foram preenchidas por profissionais brasileiros com registro profissional no país. Na primeira e segunda chamadas, haviam sido selecionados 3.155, que já estão atuando em 1.106 municípios e dois Distritos Sanitários de Saúde Indígena (DSEIs). O resultado da terceira chamada, anunciado por Chioro, aponta mais 675 profissionais escolhidos. Ao todo, os brasileiros preencheram 92% das oportunidades abertas.

A partir desta sexta-feira (10), serão abertas as inscrições para médicos brasileiros que não têm registro profissional no país. São 286 vagas. Chioro atribui o interesse dos médicos brasileiros pelo programa à bonificação de 10% na pontuação para a residência, uma novidade incorporada este ano ao Mais Médicos. No entanto, ele também aponta que a popularidade do programa quebrou as resistências entre os profissionais do país, que devem ocupar, na previsão de Chioro, 100% das vagas do edital aberto.

“É muito provável que nós não cheguemos à terceira etapa, que são dos intercambistas individuais, e muito menos à quarta etapa, que é a utilização do nosso convênio com a Opas [Organização Panamericana de Saúde] para a vinda de cubanos ao Brasil. Portanto, vislumbro um preenchinmento total das vagas deste ciclo com os médicos brasileiros, dentre os quais os que têm CRM registrado e os que se formaram fora e ainda não possuem o registro”, disse Chioro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]