79% das denúncias de estupro feitas ao Disque 100 têm crianças e adolescentes como vítimas
| Foto: Pixabay

Aproximadamente 7,5 mil denúncias de estupro (7.447) foram feitas nos primeiros cinco meses de 2022 à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, vinculada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio do Disque 100. Em 79% dos casos, as vítimas eram crianças ou adolescentes, o que corresponde a 5.881 denúncias. Os dados foram divulgados pelo MMFDH na tarde desta quinta-feira (2).

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

No mesmo período de 2021, o Disque 100 recebeu 6.279 denúncias de estupro. Em 71% dos casos (4.475), as vítimas eram crianças ou adolescentes.

Os dados registrados pela Ouvidoria são preocupantes na avaliação do secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MMFDH, Maurício Cunha. Mas ele também ressaltou que a população está mais consciente sobre a importância de fazer a denúncia. “Os nossos canais de denúncia estão ganhando notoriedade até nos locais mais distantes dos centros urbanos. E, quanto mais informações recebemos, mais conseguimos agir de forma efetiva para proteger nossas crianças e adolescentes contra todos os tipos de violações sexuais”, afirmou o secretário.

Para ter mais informações sobre como denunciar, sinais de como identificar o abuso, legislação e outros dados, acesse a página da campanha Maio Amarelo, ação de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes do governo federal.