Acusada de preconceito racial e transfobia, organização LGBT de Boston encerra atividades
Desentendimentos com o movimento Black Lives Matter contribuíram para o aumento de crise interna no Boston Pride| Foto: Reprodução Boston Pride

O Boston Pride, entidade norte-americana fundada em 1970 que organiza as passeatas do movimento LGBT na capital do estado de Massachusetts, decidiu dissolver a organização como consequência de uma crise interna. A organização estava sendo acusada de racismo e transfobia e havia uma pressão muito forte por parte do movimento Black Lives Matter contra a atual diretoria do movimento.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A decisão foi anunciada em um comunicado assinado pelo Conselho de Diretores Boston Pride. “Está claro para nós que nossa comunidade precisa e deseja mudanças sem o envolvimento do Boston Pride. Ouvimos as preocupações da comunidade QTBIPOC [formada por transexuais negros] e de outros. Nós nos importamos muito para ficar no caminho. Portanto, o Boston Pride está se dissolvendo. Não haverá mais eventos ou programação planejada, e a diretoria está tomando providências para encerrar a organização”, cita o comunicado.

A atual diretoria enfrentava acusações de ignorar minorias raciais e transgêneros. Em 2020, após a publicação de uma nota oficial da entidade contra a brutalidade policial em decorrência do assassinato de George Floyd, passou a haver uma forte mobilização contrária à organização porque o nome do movimento Black Lives Matter foi omitido da nota.

Em reação, dissidentes formaram o grupo Boston Pride 4 The People e passaram a fazer campanhas de boicote ao movimento, fazendo com que uma série de entidades parceiras e apoiadores financeiros retirassem seu apoio.