Alexandre de Moraes, ministro do STF.
O ministro do STF Alexandre de Moraes.| Foto: STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou mais uma vez que as redes sociais bloqueiem perfis, canais e contas do Partido da Causa Operária (PCO) em um prazo de 24 horas. Caso as plataformas - tais como Instagram, Twitter, Youtube, Facebook e TikTok - não cumpram a decisão, elas podem ser multadas em R$ 20 mil por dia.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A decisão atual é um reforço da determinação dada por Moraes no começo do mês contra o PCO. A legenda fez críticas ao próprio ministro e ao STF nas redes sociais. Moraes, por exemplo, foi chamado de “skinhead de toga” pelo partido. Naquele momento, Moraes já havia incluído o partido no Inquérito 4.781, chamado de “inquérito das fake news”, e intimou Rui Costa Pimenta, presidente da legenda, a depor sobre as postagens.

O perfil da sigla citou ainda um pedido de dissolução do STF. O PCO defende que a Corte seja formada a partir da eleição de juízes com mandato revogável. Em outra postagem, o partido citou que “A ditadura do TSE sobre o aplicativo Telegram é mais um ataque à liberdade de expressão e uma tentativa de fraude às eleições”. Em outra ocasião, a legenda já havia se referido a Moraes como “fascista” e “um dos pilares da ditadura do Judiciário”.

Leia também: Após bloqueio do PCO, PT apaga tuíte em que relaciona Alexandre de Moraes ao PCC