Projeto de privatização dos Correios vai preservar serviço postal universal e prevê criação de substituta para Anatel.
Após ser assaltado 23 vezes, entregador consegue indenização na Justiça| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo/Arquivo

Um homem que trabalhava para os Correios vai receber R$ 30 mil, a título de indenização por danos morais, após sofrer 23 assaltos à mão armada enquanto fazia entregas na cidade de São Paulo (SP). A decisão foi da 6ª Câmara do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região.

Na ação, o carteiro disse que em 2014 passou a trabalhar como entregador motorizado na capital paulista. Nos quatro anos seguintes, ele foi assaltado repetidas vezes, sempre à mão armada, até conseguir sua remoção para o interior de Santa Catarina. Os assaltos teriam levado o homem a desenvolver transtorno de estresse pós-traumático. Segundo ele, a empresa nada fez para evitar os ataques.

Já a empresa, alegou não ter responsabilidade sobre os assaltos, argumentando que eles foram causados exclusivamente por terceiros, em situações de caso fortuito e força maior. A companhia também afirmou ter procurado a polícia para desenvolver ações para resguardar seus empregados.

No primeiro grau, a ação foi julgada improcedente. Mas no TRT-12, a decisão foi favorável ao funcionário. Os desembargadores entenderam que a empresa Correios poderia ter tomado medidas, como afastar o entregador da atividade ou reforçar os procedimentos de segurança, mas se omitiu.