O ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello
Fato que motivou a ação teria acontecido em 2005, quando Pazuello puniu um soldado negro, fazendo-o puxar uma carroça.| Foto: Tony Winston/MS

A Coalizão Negra por Direitos, que articula diversas organizações e entidades do movimento negro, protocolou esta semana uma queixa-crime contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. A ação pede que a Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do Estado de São Paulo abra investigação sobre um suposto ato de racismo cometido por Pazuello em janeiro de 2005.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

No pedido, o grupo narra que, na época, Pazuello teria punido um soldado do Exército, fazendo-o puxar uma carroça. O fato teria acontecido na frente de todo o quartel onde o jovem, que é negro, servia. Um procedimento investigativo militar chegou a ser instaurado para apurar o caso, mas acabou arquivado.

No texto do pedido de investigação, a Coalizão afirma que a ação do ex-ministro foi racista, pois “bestializa e humilha publicamente um homem negro, incitando este estereótipo escravagista de tortura física impingida às pessoas negras como se fossem equiparadas a objetos e animais, seres desprovidos de subjetividade e humanidade”.