Brasil já tem 33,6 mil casos de violência contra idosos apenas em 2021.
Brasil já tem 33,6 mil casos de violência contra idosos apenas em 2021.| Foto: Pixabay

Apenas nos primeiros meses de 2021, 33,6 mil casos de violência contra pessoas idosas foram registrados no Disque 100, plataforma do governo federal que acolhe violações contra os direitos humanos. Diante desses números, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) lançou nesta terça-feira (1º) uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra os idosos.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Entre as ações previstas, a campanha vai abordar o Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa. A iniciativa tem o intuito de oficializar a criação de conselhos de direitos e fundos municipais voltados ao segmento, além de capacitar conselheiros e fortalecer a rede de proteção de direitos dos idosos.

Para o secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI/MMFDH), Antonio Costa, apenas por meio da informação e apoio da sociedade os índices de violência contra os idosos poderão diminuir. “Queremos provocar um despertamento a favor do combate à violência contra a pessoa idosa. Essa é uma campanha de informação, de esclarecimento. Acima de tudo, o nosso intuito é cuidar dos idosos brasileiros, assegurando seus direitos”, disse Costa.

Brasil já tem 33,6 mil casos de violência contra idosos apenas em 2021.
Brasil já tem 33,6 mil casos de violência contra idosos apenas em 2021.| Reprodução