universidade
Uniformidade de pensamento e falta de liberdade de expressão são graves problemas das universidades.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Depois de Elon Musk anunciar que ofereceu US$ 43 bilhões pela compra do Twitter e dizer que a rede deve ser uma plataforma para a liberdade de expressão no mundo, um engenheiro de sistemas brasileiro mandou uma mensagem para tentar deter os planos do bilionário. No tuíte, que recebeu milhares de curtidas e foi ironizado por alguns usuários, o brasileiro pede que Musk deixe a questão da liberdade de expressão nas mãos dos especialistas de ciências sociais. Por enquanto, o dono da Tesla não respondeu ao pedido.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

“Elon, falando sério. É um consenso nas ciências sociais que a liberdade de expressão não pode ser ilimitada. Você deve continuar investindo seu tempo em coisas que você realmente sabe como funcionam, como o campo da engenharia, em que você é excelente. Deixe as questões sociais para as pessoas que as estudam”, disse ele.

Como já reportou a Gazeta do Povo em diversas ocasiões, a ausência de liberdade de expressão e a uniformidade de pensamento são graves problemas do ambiente acadêmico no mundo inteiro, em especial no campo das ciências sociais e das humanidades. Em 2020, preocupado com o problema, um grupo de acadêmicos e intelectuais brasileiros lançou um manifesto pela liberdade de expressão nas universidades, que pode ser lido aqui. O manifesto foi inspirado em iniciativas estrangeiras semelhantes.