Cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo
Cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo| Foto: Divulgação / CNBB

O cardeal dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, morreu nesta segunda-feira (4), na capital paulista, em decorrência de uma "prolongada enfermidade". Ele tinha 87 anos e era considerado um dos arcebispos mais influentes da Santa Sé. As informações sobre o falecimento foram divulgadas pelo arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Scherer. O velório será na Catedral Metropolitana de São Paulo. A causa da morte não foi divulgada.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Natural do Rio Grande do Sul, Hummes foi ordenado sacerdote em 1958, foi bispo em Santo André (SP) e arcebispo em Fortaleza. Ele trabalhou ao lado do papa emérito Bento XVI em Roma, como Prefeito da Congregação para o Clero e, ao retornar ao Brasil, ocupou a função de presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB. Também foi designado pelo papa Francisco como relator do Sínodo Pan-Amazônico.

Em nota de pesar, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou a morte do cardeal e destacou a contribuição de Hummes para a Igreja Católica nos últimos anos. "Cardeal Cláudio Hummes marcou a Igreja no Brasil com sua atuação, de forma particular durante o ministério episcopal, que soma quase cinco décadas. Roguemos a Deus que acolha o eminentíssimo cardeal em seu Reino e lhe dê o descanso eterno", disse a CNBB.