Ministra Damares Alves
Ministra Damares participa de evento online sobre justiça e religião no contexto da pandemia.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

A ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), é uma das convidadas da 3ª Jornada de Estudos do Instituto Brasileiro de Direito e Religião (IBDR), que terá como tema Religião e Justiça.

O evento, que acontece nos dias 24 e 25 de maio, discutirá o papel da religião na efetivação da cidadania, os perigos do ativismo judicial na gestão da crise, e como o poder público deve buscar incorporar o direito à fé como medida de efetividade da distribuição de justiça. Os colunistas da Gazeta do Povo, Jean Marques Regina e Thiago Rafael Vieira, responsáveis pelo Crônicas de um Estado Laico, também participam como debatedores.

Segundo a organização do evento, a escolha do tema foi feita a partir da percepção de que, durante o primeiro ano de enfrentamento à pandemia, muitas autoridades teriam, usando a justificativa de combate ao coronavírus, “suprimido liberdades e avançado em suas competências, colocando em xeque o próprio sistema constitucional democrático”.