Égua Fada “acionou” a Justiça do Rio de Janeiro
Égua Fada “acionou” a Justiça do Rio de Janeiro| Foto: Divulgação / CCZ Campo dos Goytacazes

Uma égua “entrou” com um pedido de habeas corpus, no estado do Rio Janeiro, para poder viver em liberdade e não ser mais submetida a trabalhos forçados. O advogado de Fada, uma equina tricolor, é Francisco Garcia, professor de Direito Animal na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O caso ainda não foi analisado pela Justiça fluminense.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Garcia contou ao G1 que a égua sofria maus-tratos por parte de seu antigo dono e então foi levada para o Centro de Controle de Zoonoses e Vigilância Ambiental dos Campos de Goytacazes, cidade no interior do Rio de Janeiro. Depois disso, um santuário para animais de grande porte em que os bichos vivem em liberdade e uma clínica de equoterapia fizeram o pedido para ficar com a égua.

Para o advogado, caso Fada seja enviada para a clínica, ela vai continuar a trabalhar de forma forçada. Por isso, ele e duas colegas advogadas entraram com o pedido de habeas corpus na Segunda Vara do Tribunal de Justiça Rio de Janeiro.

Diante da situação, a defesa da égua fez dois pedidos ao Judiciário fluminense: para que Fada possa ser a autora da ação e para que ela tenha o direito de viver em liberdade - ou seja, para que a égua seja encaminhada para o santuário de animais.