Venezuelanos embarcando para estados no interior do Brasil.
Venezuelanos embarcando para estados no interior do Brasil.| Foto: Romério Cunha/Casa Civil da Presidência da República

Do início de 2018 a maio de 2021, o Brasil já recebeu e interiorizou 53 mil refugiados venezuelanos por meio da Operação Acolhida. O levantamento é da Secretaria Nacional de Proteção Global do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNPG/MMFDH).

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A maioria dos venezuelanos entra no Brasil pelos estados do Amazonas e Roraima em busca de melhores condições de vida. Para evitar a sobrecarga nos serviços públicos desses estados, os imigrantes são levados a diversas cidades do país. Eles são realocados em situação regular e, atualmente, estão presentes em todas as regiões do país.

Para a secretária da SNPG, Mariana Neris, a proteção aos refugiados é um desafio enfrentado não apenas pelo Brasil. Ela lembra que o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), apontou que, em 2020, 82,4 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar em todo o mundo. Desse total, 26,4 milhões eram de refugiados. “Em nosso país, o MMFDH possui a competência legal de promover políticas públicas e diretrizes voltadas à valorização dos direitos humanos, inclusive das pessoas que não nasceram em território brasileiro e foram acolhidas por nós”, disse.