Enem: TCU abre procedimento para apurar denúncia de irregularidades no Inep
Na terça-feira (16), deputados de oposição ao governo federal se reuniram com a presidente do TCU, Ana Arraes| Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (18), três dias antes da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Tribunal de Contas da União (TCU) abriu um procedimento para apurar possíveis irregularidades na elaboração da prova por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A denúncia foi apresentada pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) na terça-feira (16). A sigla pede a fiscalização de denúncias de irregularidades na gestão do órgão e na elaboração das provas e pede o afastamento do presidente do Inep, Danilo Dupas. Recentemente, um grupo de servidores do Inep fez um pedido coletivo de exoneração alegando "fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima" do órgão.

A representação junto ao TCU foi liderada pelo líder do PSB na Câmara dos Deputados, Danilo Cabral (PE). Na terça-feira (16), parlamentares de oposição ao governo se reuniram com a presidente do TCU, Ana Arraes, para debater o assunto. Sobre o caso, o TCU informou que "abrir o processo ao receber representação de parlamentares é o procedimento normal para o tribunal analisar o que foi solicitado".