A apuração de eventuais erros médicos é uma prerrogativa dos Conselhos Regionais de Medicina.
A apuração de eventuais erros médicos é uma prerrogativa dos Conselhos Regionais de Medicina.| Foto: Hush Naidoo/Unsplash

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) notificou extrajudicialmente na segunda-feira (14) o site denuncieseumedico.com, supostamente criado para receber denúncias por erros médicos cometidos no Brasil. No documento, a entidade pede que todo o conteúdo seja retirado do ar, sob pena de adoção de medidas judiciais. O Cremesp também acionou a Polícia Federal para acompanhar o caso.

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Conforme o Cremesp, qualquer pessoa poderia fazer uma denúncia no site, mencionando o médico e relatando o ocorrido. Depois disso, o profissional poderia então rebater a denúncia. Na sequência, os próprios responsáveis pela plataforma decidiriam se denúncia seria retirada do ar ou não.

O alerta do Cremesp é que, além de não haver informação alguma sobre quem seriam os responsáveis pelo site, a apuração de eventuais erros médicos é uma prerrogativa dos Conselhos Regionais de Medicina. As denúncias sem a devida investigação e garantia à ampla defesa, argumenta o Cremesp, poderia denegrir a imagem dos profissionais.