Fim do prazo de recadastramento de armas determinado pelo governo é 3 de abril. Ministro promete “resposta da Lei” a quem não recadastrar o armamento
Fim do prazo de recadastramento de armas determinado pelo governo é 3 de abril. Ministro promete “resposta da Lei” a quem não recadastrar o armamento| Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em discurso durante o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) nesta quarta-feira (15), o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Flávio Dino, disse que o recadastramento de armas na Polícia Federal (PF) alcançou 60% das armas do país.

No dia 1º de fevereiro, o ministro editou uma portaria determinando que todas as armas de uso permitido e restrito adquiridas após maio de 2019 deveriam ser registradas no sistema da PF, o Sistema Nacional de Armas (Sinarm), em um prazo de 60 dias, ou seja, até o dia 3 de abril.

As armas de uso permitido podem ser registradas de forma eletrônica pelo site da PF. Por outro lado, proprietários de armamento de uso restrito terão que fazer o registro eletrônico e, posteriormente, apresentar o equipamento mediante agendamento prévio nas delegacias da Polícia Federal portando a comprovação do registro no Sistema de Gerenciamento Militar de Armas (Sigma), do Exército.

“Aqueles que insistirem em querer transformar o Brasil em uma sociedade de ódio encontrarão a resposta da Lei no sentido de que obviamente as armas não podem ser objeto de banalização”, disse o ministro, que chegou a classificar adeptos do armamento legal como “ideologia extremista”.