Conforme projeto em discussão na Flórida, professores e funcionários de escolas não poderão discutir identidade de gênero com crianças de 4 a 9 anos de idade.
Conforme projeto em discussão na Flórida, professores e funcionários de escolas não poderão discutir identidade de gênero com crianças de 4 a 9 anos de idade.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Os deputados do estado da Flórida, nos EUA, aprovaram um projeto de lei que proíbe a discussão em sala de aula sobre orientação sexual ou ideologia de gênero nas escolas de classes iniciais. A medida valeria da educação infantil até o terceiro ano, atingindo crianças de 4 a 9 anos de idade. A intenção é reforçar “o direito fundamental dos pais de tomar decisões sobre a educação de seus filhos”. O projeto ainda precisa ser votado e aprovado pelo Senado da Flórida para só então ir para a sanção do governador Ron DeSantis, que já disse que apoia a iniciativa.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Segundo o deputado republicano Joe Harding, um dos apoiadores da proposta, a Parental Rights in Education Bill daria aos pais mais autonomia para tratar dessas questões sem a interferência da escola. Segundo ele, a lei vai inibir, por exemplo, que crianças pequenas sejam questionadas sobre seu gênero, o que pode ser uma experiência confusa para as crianças. Ainda conforme o projeto, os pais deverão ser informados caso a criança busque serviços de saúde ou orientação sobre assuntos de gênero ou apresente mudança de comportamento. No caso de descumprimento dessas normas, as escolas poderão ser até processadas pelos pais por danos morais.

Leia também: STF retira da pauta ação do PSOL que quer impor ideologia de gênero às escolas