Projeto vai qualificar profissionais para combater mortalidade materna.
Projeto vai qualificar profissionais para combater mortalidade materna.| Foto: Pixabay

Dez cidades do Amazonas farão parte de um projeto-piloto voltado para o enfrentamento da mortalidade materna, que tem aumentado devido à pandemia de Covid-19. A iniciativa é do Ministério da Saúde em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (SEMSA).

>> NOVIDADE: faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

A Força Pré-Natal do SUS prevê a instrumentalização das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), por meio de oficinas e cursos semipresenciais, para a captação precoce das gestantes, manejo clínico da gestação, diagnóstico, tratamento, acompanhamento das IST/HIV/aids e hepatites virais às gestantes e parcerias, e ações de implementação da linha de cuidado do câncer de colo de útero em todas as Unidades de Saúde da APS do Amazonas. Inicialmente, serão capacitados 700 equipes da ESF de 10 municípios amazonenses, além da capital.

O objetivo é preparar os profissionais de saúde para responder às emergências obstétricas no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS). Após o monitoramento dos resultados obtidos no Amazonas e ajustes necessários do projeto-piloto, a perspectiva do Ministério da Saúde é ampliar as ações em larga escala para todas as equipes da ESF do país.