Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa| Foto: Coyot/Pixabay

O número de graduandos em cursos voltados à formação de professores – Pedagogia e nas licenciaturas - na modalidade de Educação a Distância (EAD) cresceu 109% entre 2010 e 2020, na rede privada, no Brasil. Somente em 2020, de cada dez alunos que concluíram uma das graduações já citadas, seis estudaram na modalidade EAD. Os dados são de uma pesquisa da ONG Todos pela Educação divulgada nesta quarta-feira (20). A entidade analisou os dados do Censo da Educação Superior no período citado.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Em nota, o líder da Políticas Educacionais do Todos Pela Educação, Gabriel Corrêa, afirmou que a formação inicial de professores na modalidade EAD deveria ser uma exceção, mas se tornou o principal meio para a graduação de professores. “Não podemos ter essa proliferação de cursos, sem clareza sobre a qualidade da formação inicial que vem sendo ofertada para os nossos futuros professores”, critica.

Com relação à qualidade do ensino, uma ponto preocupante foi mostrado em reportagem recente da Gazeta do Povo, na qual se destacou que a avaliação virtual para autorização ou reconhecimento de cursos de ensino superior virou padrão no Brasil. A economia de recursos e a celeridade do processo são apontados como vantagens. Por outro lado, esse ritmo acelerado e as brechas tecnológicas geram temores quanto à qualidade do ensino que os futuros profissionais receberão.