abascal vox
O espanhol Santiago Abascal, do Vox, fez críticas ao Foro de São Paulo em evento no Brasil.| Foto: Reprodução/Twitter

O deputado do parlamento espanhol Santiago Abascal, líder do Vox, partido conservador fundado em 2013 na Espanha, participou nesta sexta-feira (10) do congresso "Brasil Profundo", realizado na cidade de Várzea Grande (MT), com a presença do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e outras personalidades da direita brasileira. No evento, ele fez críticas fortes à esquerda e ao Foro de São Paulo.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

"Nós, patriotas de ambos os lados do Atlântico, temos a responsabilidade histórica de proporcionar a nossos povos um horizonte de prosperidade", disse. Abascal também fez alertas sobre a "ameaça narcocomunista" e a cultura do marxismo. Falou ainda que é necessário “desmascarar o Foro de São Paulo e jogar suas receitas criminosas na lixeira da história”.

O líder do Vox ressaltou que o Brasil tem sido capaz de fazer frente ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de defender seus direitos contra aqueles que dizem às nações "como têm que legislar e como têm que viver". Há a expectativa de que Abascal se encontre com o presidente Jair Bolsonaro durante a sua viagem, segundo o Vox, mas ainda não há uma confirmação oficial desse encontro.