Ex-presidente da Bancada Evangélica, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), anuncia acordo entre os deputados Eli Borges (PL-TO) e Silas Câmara (Republicanos-AM) para a presidência da bancada
Ex-presidente da Bancada Evangélica, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), anuncia acordo entre os deputados Eli Borges (PL-TO) e Silas Câmara (Republicanos-AM) para a presidência da bancada| Foto: Assessoria

A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional anunciou, na manhã desta quarta-feira (8), um acordo entre os deputados federais Silas Câmara (Republicanos-AM) e Eli Borges (PL-TO). Os dois parlamentares se revezarão no comando da bancada durante o primeiro e o segundo semestre do ano: Borges assumirá nos seis primeiros meses e o Câmara nos meses restantes. O revezamento também seguirá em 2024.

O acordo foi firmado pelos deputados evangélicos após as dificuldades e discussões na tentativa de votação para a presidência da bancada realizada na última quinta-feira (2). Um novo pleito havia sido marcado para a próxima semana devido a inconsistências no número de votos. Pela primeira vez na história da frente parlamentar ocorreria uma disputa com quatro parlamentares, mas o deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) e o senador Carlos Viana (PL-MG) abriram mão da disputa.

O primeiro a assumir o comando da bancada neste ano, deputado Eli Borges, foi o porta-voz da bancada evangélica no último ano. Em entrevista à Gazeta do Povo no ano passado, ele disse que o seu maior desafio era impedir o avanço de pautas como linguagem neutra, ideologia de gênero, passaporte sanitário e legalização da maconha.

No segundo semestre, Silas Câmara retornará ao posto que já ocupou nos anos de 2019 e 2020. O deputado tem bom trânsito entre diferentes igrejas e já mediou um acordo entre Sóstenes e o deputado Cezinha de Madureira (PSD-SP), o que teria evitado um racha na bancada no ano passado.