Governo lança programa para melhorar atendimento às mães e às crianças no SUS
| Foto: Pixabay

Recursos para melhorar o atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às mães e às crianças serão destinados pelo governo federal aos municípios por meio do Cuida Mais Brasil. Um dos objetivos do programa - lançado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (6) - é reduzir as desigualdades entre os municípios no que diz respeito ao atendimento prestado pelas equipes de Atenção Primária à Saúde (APS) nas unidades básicas de saúde.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Segundo dados do Ministério da Saúde, há uma concentração de médicos pediatras, ginecologistas e obstetras nas regiões Sul e Sudeste, principalmente nos estados de Minas Gerais e São Paulo. Assim, os municípios mais carentes devem ter prioridade na destinação das verbas, para que consigam contratar profissionais de saúde. A expectativa do ministério é reduzir os índices de mortalidade materna e infantil no país.

O orçamento do Cuida Mais Brasil será de R$ 194 milhões. Mesmo assim, ainda não será possível ter pediatras e obstetras em todas as unidades básicas de saúde devido à falta e/ou concentração desses profissionais em algumas localidades.

“Não vai ser de uma hora pra outra que vamos ter pediatras e obstetras em todas as Unidades Básicas de Saúde. Essa sinalização, de cerca de R$ 200 milhões para apoiar os municípios a construírem conosco essa nova realidade para o sistema de saúde, é uma sinalização concreta do que podemos ter no futuro”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à Agência Brasil.